domingo, 5 de junho de 2016

Tipos de obras


Pinturas- Arte Africana



A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.  Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.
O século XX é marcado por pinturas abstracionistas e naturalistas. Abstracionistas por representar os sentimentos e emoções de uma forma não tão clara a princípio, e naturalistas pelo fato de animais e elementos da natureza serem primordiais na confecção dessa arte. A crença politeísta, faz com que diversas histórias relacionadas à mitos, sejam também, contadas através das pinturas. Esther Mahalangu (1935) é a principal representante dessa característica artística.
A pintura na África, assim como em diversas localidades do mundo, se deu por influência de outros países. Retratar momentos do cotidiano com a utilização de cores fortes são umas das principais características da pintura africana, que se dá por meio da pintura em tela, corporal e também, pintura mural.
As pinturas  se caracterizam pelo seu abstracionismo, com base em símbolos e sinais. Tons amarelos, vermelhos e verdes predominam nas pinturas deste tipo, correlacionando às formas geométricas aplicadas principalmente, nas paredes em cerâmicas. Vale lembrar, que tanto esse tipo de pintura, como as outras, são feitas manualmente.
As pinturas corporais, juntamente com acessórios naturais, como flores ou trevos, tornam este tipo de pintura, uma arte tipicamente africana. As cores para tal meio, são extraídas de pedras, plantas, barros e frutos. Se sobressai em tribos, como Surma e Mursi, localizadas na parte leste do continente. Na maioria das vezes, as pinturas corporais são realizadas em alguns rituais, que por ventura são mais comuns nas tribos existentes no continente africano.
Não tão diferente das pinturas em telas, as pinturas murais são caracterizadas, a princípio, por seus desenhos geométricos e cores fortes, bem como, os outros tipos de pintura. Porém, o grande diferencial, está no fato de ser vista como uma prática ancestral, passada de mães para filhas, pois nesse caso, a mulher é responsável por esse tipo de atividade, bem comum entre as tribos do continente.
Com tanta diversidade a respeito das pinturas na África, é comum estar relacionada as pinturas dos continentes americanos e europeus, visto que, foi através de movimentos artísticos no continente africano, que se originaram outros diferentes movimentos, como o Cubismo, a princípio na Europa.
A África pode até ser um país pobre financeiramente, mas as multifaces culturais desse continente, o faz ser reconhecido mundialmente, através de suas esculturas, arquiteturas, músicas e danças diferenciais. Fato é que a população desse continente, sofreu e ainda sofre preconceitos étnicos, culturais e raciais, mas que independente de fatos como estes, contribuíram e ainda contribuem para uma história de superação a respeito de valores humanos.
Obra 1 - Walter Whall Battiss, Marabaraba












Obra 2 Highveld Stormveld - 2013 Paul Blomkamp

























Nenhum comentário:

Postar um comentário