segunda-feira, 6 de junho de 2016

Contos e Instrumentos musicais de origem africana


Contos e Instrumentos musicais de origem africana


Os  instrumentos  de  origem  africana   têm  uma  alegria  pulsante  em  sua  batida.  Muitas  são  as  lendas  africanas  sobre a origem dos seus instrumentos musicais, que   quando tocam nos fazem   sentir  seu  som  vibrando  em  todas  as  partes  de  nosso  corpo. Vamos conhecer alguns desses instrumentos, começando pelo tambor. 


O tambor é um instrumento musical de percussão, que é formado por um tipo de caixa arredondada vazia, coberta por uma  espécie  de  pele.  Quando  batemos  sobre  a  pele,  produzimos  um  som  interessante,  por  causa  da  vibração  que  a  pele  faz  ao  receber  a  batida.  O conto abaixo, chamado “a origem do tambor”, vem de um país africano chamado Guiné  Bissau e vai nos contar como esse instrumento surgiu.  
Lenda do Tambor Africano: o  sonho dos macaquinhos. Conto africano que vem da Guiné Bissau.
Dizem  na  Guiné  que  a  primeira  viagem  à  lua  foi  feita  pelo  macaquinho  de  nariz  branco. Segundo  contam as pessoas,  certo  dia,  os  macaquinhos  de  nariz  branco  resolveram  fazer  uma  viagem  à  lua  para  trazê-la  até  a  terra.  Tentaram  de  todas  as  formas  subir  até  a  lua,  mas  não   tinham  sucesso,  até  que  um  deles,  o menor de todos,teve  a ideia de subirem uns por cima dos outros para tentar chegar à Lua.
Porém, a pilha de macacos desmoronou e  todos caíram, menos o menor, que ficou pendurado na Lua. Esta lhe deu a mão e o ajudou a subir. A Lua gostou tanto dele que lhe ofereceu, como presente, um tamborinho. 
O macaquinho foi ficando por lá, até que começou a sentir saudades de casa e resolveu pedir à Lua que o deixasse voltar.
A Lua o amarrou ao tamborinho para descê-lo pela corda, pedindo a ele que não tocasse antes de chegar à Terra e, assim que chegasse, tocasse bem forte para que ela cortasse o fio. 

O Macaquinho foi descendo feliz da vida, mas na metade do caminho, não resistiu e tocou o tamborinho. Ao ouvir o som do tambor a Lua pensou que o Macaquinho houvesse chegado à Terra e cortou a corda. O Macaquinho caiu e, antes de morrer, ainda pode dizer a uma moça que o encontrou, que aquilo que ele tinha era um tamborinho, que deveria ser entregue aos homens do seu país. A moça foi logo contar a todos sobre o ocorrido.  Vieram pessoas de todo o país e, naquela terra africana, ouviam-se os primeiros sons de tambor.






Conheça outros instrumentos  musicais de origem afro-brasileira


AGOGÔ



Instrumento musical de percussão  de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um cone metálico em cada uma das pontas.

Estes cones são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos cones. Também faz parte da "BATERIA" da roda de capoeira. O termo agogô pertence a língua nagô e vem do vocábulo agogô, que quer dizer sino.







O Bongô Africano Artesanal -  é  um instrumento musical do tipo membra-fone  composto por dois pequenos tambores unidos entre si. Em sua forma moderna,  no final do  século XIX chegou a Cuba, sendo tocado nos bailes de salsa.






 GANZÁ (reco-reco do Brasil)

O  ganzá  é  um  dos  instrumentos  mais  conhecidos  de origem  africana.  geralmente  o  chamamos  de  chocalho.  Ele  é  super  fácil  de  fazer  e  tem  um  som  bem  gostoso. 





O CAXIXI




O caxixi é um  instrumento idiofone (o som é provocado pela  vibração) do tipo  chocalho,   originário da  Região do Congo-Angola, África.  Tem o formato de um pequeno cesto de palha  trançada, em forma de  campânula.  Pode ter vários tamanhos e ser simples, duplo ou triplo. A abertura é fechada por uma rodela de cabaça.  Tem uma alça no vértice. Possui pedaços de acrílico, arroz ou   sementes   secas na parte interna   para  emitir os sons.   É usado principalmente como complemento do  berimbau.  



https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/2013/04/heranca-cultural-africana historias.htm




16 comentários:

  1. Muito interessante esse estudo ostipos de culturas musicais,e como é feito estes instrumentos,gostei muito

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante,a historia me lembrou outras que li em livros,também admiro as musicas deles

    ResponderExcluir
  3. Achei bastante legal a história deles é também os instrumentos,quê é interesante

    ResponderExcluir
  4. Vinicius de Oliveira Santos 8°D kkkkk boa a historia

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, enriqucedor esse material.Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Q legal a história deles

    ResponderExcluir